segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sub-17: Rafaella promete empenho e dedicação na Taça Cidade de Nova Iguaçu


Capitã da equipe sub-17 nos primeiros jogos da temporada de 2013, a lateral-direita Rafaella Bastos vem se destacando com a camisa vascaína há um bom tempo. Atualmente com 16 anos, a jovem foi titular ao longo de toda a campanha vencedora no Mundialito de Clubes sub-17, realizado em Portugal na metade do ano passado.

A camisa 2 confia numa boa participação do time cruzmaltino na Taça Cidade de Nova Iguaçu. Segundo ela, o grupo fará de tudo para conquistar mais uma taça para sala de troféus de São Januário:

- A minha expectativa é a melhor possível. Espero que nossa equipe faça um campeonato bom, assim como fez no ano passado. Vamos entrar em campo com aquela vontade e disposição. Todas as atletas vão entrar para ganhar. Não vai faltar vontade e entrega. Dessa forma esperamos chegar novamente nas finais e conquistando o titulo - afirmou a promessa vascaína.

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 01/04/2013.  

Brena garante que Vasco buscará o título da Taça Cidade de Nova Iguaçu adulta


Promovida no início da temporada para o time profissional, a meio-campista Brena Carolina será uma das apostas do Vasco da Gama para a Taça Cidade de Nova Iguaçu. A jovem de 16 anos, que conquistou o título do Campeonato Sul-Americano sub-17 com a Seleção Brasileira no ano passado, garante que empenho não vai faltar para a equipe comandada pelo técnico Gláucio Carvalho:

- O Vasco sempre entra em qualquer campeonato para lutar pelo título e nesse torneio não será diferente. Vamos trabalhar, entrar em campo preparadas e lutar até o fim para conquistar essa competição - afirmou.

Campeã do Mundialito de Clubes sub-17 em 2012 com a camisa vascaína, Brena pretende se dedicar nos treinamentos para garantir uma vaga no time titular:

- Espero ter boas atuações e ajudar o grupo no que for possível. Vou me dedicar nos treinamentos para mostrar ao meu treinador que mereço uma vaga no time titular - concluiu.

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 01/04/2013. 

Futebol Feminino do Vasco da Gama volta à ativa neste mês de abril


Equipe Sub-17 do Vasco
Foto: Reprodução Facebook

Após um mês sem competições, o futebol feminino do Vasco volta a ativa em abril. As categorias adulta, sub-17 e sub-15 disputarão a partir do próximo sábado (06/04) a Taça Cidade de Nova Iguaçu, campeonato que o Gigante da Colina conquistou nos anos de 2011 e 2012 com categoria juvenil e em 2010 e 2011 com a categoria adulta.

A equipe principal do cruzmaltino, que foi eliminada nas oitavas de finais da Copa do Brasil para o Kindermann-SC, apostará no talento da experiente zagueira Tânia Maranhão, na qualidade da meio-campista Bárbara, na artilheira Daniele Batista e na juventude das promessas Ana Clara, convocada recentemente para a Seleção Brasileira sub-20, e Brena Carolina. Os rivais na primeira fase serão o Arraial do Cabo, Campo Grande, Karanba, América e Botafogo. A estreia no torneio acontecerá no próximo sábado (06) contra o Campo Grande no Centro de Treinamento de Caxias.

O time sub-17 tentará conquistar na atual temporada o terceiro título consecutivo do torneio. Para isso, a equipe comandada pelo técnico Antony Menezes apostará em cinco jogadoras de muito talento, são elas: a lateral-direita Rafaella Bastos, a zagueira Larissa Araújo, as meio-campistas Bruna Bielski e Beatriz Garrido e atacante Rayssa Neres. As 'Meninas do Juvenil' estreiam na competição no mesmo dia que o time adulto e contra o mesmo adversário.

Já a categoria sub-15, comandada pelo treinador Walfrido Campos, disputará a Taça Cidade Nova Iguaçu com o nome de Lusitânia. O infantil brigará pelo título da categoria sub-17 e para alcançar esse objetivo a equipe aposta nas talentosas Ana Carolina (zagueira), Gaby (volante), Angelina (volante), Letícia (meia) e Ronaldinha (atacante). O primeiro jogo no campeonato será contra o América no próximo domingo (07/04) em Caxias.

Jogos time adulto: Vasco x Campo Grande (06/04), Vasco x Arraial do Cabo (13/04), Vasco x América (27/04), Vasco x Botafogo (04/05), Vasco x Karanba (18/05), Vasco x Campo Grande (sem data), Vasco x Arraial do Cabo (01/06), Vasco x América (15/06), Vasco x Botafogo (22/06) e Vasco x Karanba (06/07).

Jogos time sub-17: Vasco x Campo Grande (06/04), Vasco x Arraial do Cabo (13/04), Vasco x Lusitânia (20/04), Vasco x América (27/04), Vasco x Botafogo (04/05), Vasco x Karanba (19/05), Vasco x Campo Grande (sem data), Vasco x Arraial do Cabo (01/06), Vasco x Lusitânia (08/06), Vasco x América (15/06) e Vasco x Botafogo (22/06).

Jogos do time sub-15: Lusitânia x América (07/04), Lusitânia x Botafogo (13/04), Lusitânia x Vasco (20/04), Lusitânia x Karanba (27/04), Lusitânia x Campo Grande (sem data), Lusitânia x Arraial do Cabo (11/05), Lusitânia x América (25/05), Lusitânia x Botafogo (01/06), Lusitânia x Vasco (08/06), Lusitânia x Karanba (16/06), Lusitânia x Campo Grande (22/06) e Lusitânia x Arraial do Cabo (29/06).

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 01/04/2013.

Conheça Larissa Araújo, promessa da equipe feminina sub-17 do Vasco

O Vasco da Gama hoje é uma potência no que diz respeito ao trabalho de base no Futebol Feminino. Campeão do Mundialito de Clubes em 2012 com o time sub-17, o Gigante da Colina tem conquistado todos os títulos a nível estadual nas categorias infantil e juvenil. Aliado a isso tem o fato do cruzmaltino sempre estar cedendo atletas para a Seleção Brasileira.

Recentemente o clube perdeu algumas jogadoras com passagem pela Seleção Brasileira, mas graças ao trabalho realizado nas categorias de base o enfraquecimento do time não aconteceu. Novas jogadoras surgiram e essas vem conseguindo dar conta do recado.

Dentre as jovens atletas que o clube aposta está Larissa Araújo. Descoberta pelo clube no início de 2012, a jovem é atualmente titular absoluta da equipe sub-17, que deverá tentar no meio do ano a conquista do segundo título mundial em Portugal. Moradora de Jacarepaguá, Larissa atua como zagueira e há quem dê como certa sua presença na próxima lista de convocadas da técnica Emily Lima para a Seleção Brasileira sub-17. 

Com o objetivo de apresentar essa grande promessa da base para a torcida vascaína, procuramos Larissa e o resultado dessa conversa você confere abaixo:

Primeiramente, gostaria que você falasse sobre sua trajetória no futebol. Quando começou? Por quais clubes passou? Quem sempre te apoiou e quais as maiores dificuldades que você enfrentou?

"Eu comecei bem novinha, aos sete anos, numa escolinha de Futsal aqui perto de casa. Não passei por nenhum clubes antes do Vasco, ele foi. Eu comecei a jogar em campo faz pouco tempo, mais precisamente no ano passado. Eu fui chamada para jogar a Taça das Favelas de 2012 e depois disso cheguei ao Vasco. Não tive muitas com o futebol e nem a relação a nada. Meus pais sempre me apoiaram e estiveram ao meu lado".

Como tem sido sua passagem pelo Vasco até agora? Quais títulos conquistou e por quais categorias você passou?

"Minha passagem está sendo muito bom. Realizei meu sonho quando entrei no Vasco. Até agora conquistei a Taça Cidade Nova Iguaçu sub-17 e uma etapa regional da Copa Coca-Cola. Já passei pela categoria sub-15 no ano passado e agora estou na sub-17. Isso porque cheguei faz pouco tempo, em fevereiro de 2012".


Em que posição você joga?

"Sou Zagueira. Busco sempre ajudar o time a não levar gol".

Mas como você se tornou zagueira? Foi por opção mesmo ou algum treinador te colocou lá?Já jogou em outra posição?

"Eu me tornei zagueira por opção minha. Na escolinha que eu jogava perto de casa, eu comecei a jogar lá atrás para meu time não tomar gol. Por conta disso, meu treinador me colocou para jogar na defesa. Mas já joguei também como atacante, lateral-direita e lateral-esquerda. Agora eu estou feliz jogando de zagueira e busco sempre fazer a minha parte".

O que você poderia falar sobre os treinadores que trabalham com você no Vasco?

"Eles são os melhores treinadores que já conheci. Eles sempre querem o bem de todas as atletas, colocam as coisas em ordem e sempre fazer mais do que um treinador é obrigado a fazer. O Tony, que é meu treinador atual, sempre me apoia, me entende e quer meu bem, assim como das outras jogadoras. Gosto muito do Tony, pois ele sabe dar conselhos nas horas certas , tem uma boa visão de jogo e sempre acerta nas substituições. O Gláucio é um treinador maravilhoso com todas as atletas. Assim como o Tony, ele está sempre dando conselhos, ajudando, apoiando e incentivando nas horas mas difíceis . Um treinador de alta qualidade e de um nível elevado. Ele tem uma visão de jogo bem a frente dos outros".

Larissa ao lado do treinador Gláucio (esquerda) e do treinador Tony (direita)
Foto: Arquivo Pessoal


Como você se sente jogando num clube da grandeza do Vasco, que é o único clube do Brasil campeão do mundo no futebol feminino?

"Eu fico sem palavras para descrever isso. É muito bom saber que o time onde eu jogo foi Campeão Mundial. Fico muito feliz em fazer parte deste grupo, muito feliz mesmo. É uma grande experiência para mim".

O que você espera dessa temporada pelo sub-17? E o que você espera do futuro como jogadora? Quais seus sonhos?

"Espero ajudar muito. Vou tentar fazer sempre a minha parte e mais um pouco. Espero continuar jogando bem e ser aquela bela jogadora que todo diz. Espero chegar no futuro onde todo mundo sonha: na Seleção Brasileira".

O que representa o Vasco para você? Você é vascaína? Se sim, conte como surgiu esse amor.

"É minha segunda família! Sou vascaína desde de criança por influência do meu pai. Ele sempre me levou para assistir os jogadores do Vasco. Ele também me levava para vê-lo jogar nas suas peladas e por conta disso passei a aprender muito com ele. Foi por conta disso que comecei a jogar bola aqui onde eu moro com os meninos. Agradeço muito ao meu Professor Laerte Caldas Freitas, da Escolinha do Rubro. Ele me ensinou muitas coisas. Em relação ao Vasco, costumo dizer que minha maior conquista e minha maior felicidade foi ouvir meu pai dizer que seu patrão tinha conseguido um teste para mim em São Januário. Como disse, foi a realização de um sonho".


Larissa ainda criança torcendo pelo Vasco em São Januário
Foto: Arquivo Pessoal

Tem alguma jogadora do futebol feminino ou algum jogador do profissional que você tem como referência?

"Admiro a Marta, o Dedé e o Mauro Galvão".

Que mensagem você deixaria para o torcedor do Vasco?

"Nessas horas mais complicadas todo torcedor tem que apoiar, pois o apoio é fundamental para todos, tanto a começão técnica como jogadores. Se não houver apoio é muito difícil. O apoio da torcida é fundamental, pois nós somos o 13° jogador. Ser torcedor é ser consciente e ajudar o time do coração nos momentos que ele mais precisa".

Escrito por Carlos Gregório Júnior no dia 26/03/2013.