segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Atletas do futebol feminino Sub 17 embarcaram para Granja Comary (CBF)

Brena Carolina, Gabrielly Salgado, Thaynara Ferraz, Ana Clara Vale e Ana Beatriz
Atletas do futebol feminino Sub 17 do Club de Regatas Vasco da Gama embarcaram nesta segunda feira dia 30/01 no aeroporto do Galeão, para o período de preparação para o campeonato Sulamericano que acontecerá em março no Peru. A preparação será realizada na Granja Comary (CBF) até o dia 12/02.


Atletas do Vasco da Gama:
Ana Beatriz - Goleira
Thaynara Ferraz - Zagueira
Ana Clara Vale - Meio campo
Brena Carolina - Meio campo
Gabrielly Salgado - Atacante

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cristiane Dias encara uma peneira de futebol feminino no Vasco da Gama

Para mostrar como é o sonho das apaixonadas por futebol, apresentadora entra em campo, relembra os tempos em que jogava futsal e marca até gol


Por Michel Siqueira



Em 2000, Marta, com 13 anos, calçava suas chuteiras e começava sua careira profissional no time de futebol feminino do Vasco da Gama. Mais de uma década depois, jovens com idade e sonhos parecidos com o de Marta tentam, através de uma peneira, entrar no Gigante da Colina. Entre as aspirantes a jogadora, a apresentadora Cris Dias, que saiu cedo da cama para participar da seleção e contar a história dessas meninas para o Esporte Espetacular.
Cerca de 15 meninas, com idade entre 16 e 20 anos, entraram em campo para uma partida contra o time feminino Sub-20 do Vasco. Em jogo, a oportunidade de defender o curzmaltino na Copa do Brasil, em março, e no Campeonato Carioca. Um caminho para ingressar no futebol profissional.
A peneira ocorre diante dos olhos atentos do técnico Fernando Bittencourt, que tem a função de analisar o desempenho de cada uma das candidatas. O treinador ressalta a diferença de avaliação nas peneiras femininas e masculinas
- A gente observa a qualidade técnica. Eu não posso avaliar a condição física e tática agora. Isso é um passo a ser realizado após a aprovação. Quando elas entram no grupo, adquirem um pouco mais de qualidade física e noção de qual posição irão ocupar em campo.
Vaidade e preconceito
Dentro do campo, a seletiva feminina é igual à masculina. Tem chuteira, camisa, caneleira e calção, mas basta olhar com um pouco mais de atenção e que a vaidade se revela. Antes da entrada no gramado, o que se vê no vestiário são jogadoras calçando chuteiras coloridas, preocupadas com o cabelo, com a maquiagem e até com o perfume.
- Saímos daqui fedorentas, aí tem que passar um perfume para melhorar - disse a zagueira Aila.
Cris Dias Peneira Vasco EE (Foto: Reprodução/TV Globo)Cris Dias suando a camisa durante a peneira do futebol feminino do Vasco (Foto: Reprodução/TV Globo)
 trajetória até o centro de treinamento do Vasco da Gama nem sempre foi cor de rosa, como as chuteiras. A maioria das meninas descobriu a paixão pelo futebol ainda na adolescência e já enfrentou o preconceito para conseguir praticar esporte, mesmo que de forma descompromissada.
- Sempre tinha um time assim, só com meninos. Então eles escolhem os integrantes de cada equipe e te deixam por último. No time em que você fica, eles falam que tem um a menos. Mesmo vendo que somos páreo, dizem que somos café com leite - relatou Taiane, uma das participantes.
As selecionadas
A partida contra o time Sub-20 terminou 4 a 1 para as federadas, o suficiente para a avaliação do técnico Bittencourt, que aprovou seis das 15 jovens que disputavam uma vaga na equipe. Isabel, Gleice, Aila, Ana Paula, Daiane e Xaiane foram as selecionadas para ingressar no clube carioca. Cris Dias, apesar do gol que marcou, com direito à comemoração do João Sorrisão, não foi selecionada. A gaúcha também perdeu um gol feito, digno do Inacreditável FC.
Zagueira Aila Peneira Cris EE (Foto: Reprodução/TV Globo)
A zagueira Aila, já integrada ao time feminino do

Vasco da Gama (Foto: Reprodução/TV Globo)
Passada a peneira
Alguns dias depois, a zagueira Aila Mendes da Silva, de 22 anos, já estava incluída na rotina de treinamentos do Vasco da Gama. Mesmo feliz por conseguir fazer parte de um grande clube, a jogadora demonstrou sua preocupação com o futuro do futebol feminino no país.
- Aqui tem muito machismo. Como antigamente, mulher tem que lavar louça. É o que os homens ainda pensam aqui no brasil. Mas não é nada disso. Nós merecemos coisas melhores.
Cheias de atitude, dentro de fora de campo. Esse é o perfil das jogadoras de hoje em dia. E quem sabe se não serão elas que em alguns anos receberão da Fifa um certo troféu dourado.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Conheça a bela Lohana, a modelo jogadora do Vasco

Lohana Futebol Feminino


O que leva uma pessoa a dividir uma promissora carreira artística com futebol? Com certeza você deve está pensando que o dinheiro é o responsável por essa mudança de planos, mas nem sempre ele é mais importante do que um sonho. Ainda mais se esse sonho pertencer a uma menina, que mesmo sabendo das dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino no Brasil, resolveu jogar no Vasco, um dos maiores clubes do país.

Atualmente com 15 anos de idade, a jovem e bela Lohana faz parte da equipe sub-17 do cruzmaltino e carrega o desejo de se tornar uma modelo conhecida e de brilhar com a camisa do Vasco para chegar à Seleção Brasileira. Em nenhum momento do nosso bate-papo, a garota de Duque de Caxias esqueceu o futebol, a quem sempre ela se refere com carinho:

Amo muito o futebol. Ele representa para mim um sonho. Quero chegar ao profissional do Vasco e no futuro na Seleção. Vou aproveitar que eu estou num grande clube e que tem a melhor estrutura de futebol feminino no Rio, que é o Vasco, para conquistar com muita dedicação, força e fé o que almejo. O Vasco é a minha segunda família - disse Lohana, resumindo em poucas linhas o esporte representa para ela.

Apesar de amar o futebol e de praticá-lo desde os seis anos de idade, a menina quase teve que deixar seu sonho de lado. Isso porque sua mãe, por achar que o esporte não tem futuro no Brasil para as mulheres, a proibiu de jogar por algum tempo:

Ela nunca gostou que eu jogasse bola. Ela preferia que eu fosse para o lado artístico. Ela dizia que o futebol feminino nao dava futuro - afirmou a jovem, que logo em seguida deu mais detalhes sobre o assunto: 

Ela queria que eu seguisse a carreira de atriz, porque ela acha que eu tenho talento. Não só ela, mas amigos e parentes também dizem que eu tenho um bom lado humorístico. Até brincam quando me verem imitando personagens, como a 'Janete', do Zorra Total. Eles costumam falar que a Globo está perdendo dinheiro sem mim (risos). Mas eu meio que desisti do lado artístico, porque entrei para várias agências de modelo e não deu certo. Minha mãe gastava muito dinheiro comigo e eu não via retorno. Por conta disso fiquei cansada e mergulhei de cabeça no futebol, que sempre foi minha paixão - lembra feliz Lohana, que quer usar o ano de 2012 para se firmar no time vascaíno:

Eu quero ser Titular do Vasco e poder mostrar tudo que sei. Irei lutar para ser titular no Vasco, poder crescer e junto com o time ganhar muitos títulos - deseja a garota.

Conheça mais sobre a promessa vascaína Lohana Maelen:

Fale um pouco sobre sua trajetória no futebol.

"Comecei a jogar bola aos 6 anos numa escolinha perto de casa. Aos oito anos parei de jogar bola em escolinha porque minha mãe não queria mais. Apesar de ter saído da escolinha, eu continuei jogando no colégio, nas praças e na rua. No ano passado eu comecei a jogar pela escola e fui convencendo a minha mãe a deixar eu jogar bola. Ela deixou, mas só pela escola. No final do 2011, em setembro, eu decidi jogar em clube e consegui convencer a minha mãe. Procurei o Cepe Caxias e eles me deram a oportunidade. Alguns meses depois fui para o Vasco porque uma amiga minha, que também joga lá, me levou. O nome dela é Leilane, também conhecida como 'Baratinha'".

Já se enturmou com as companheiras?

"Sim, as meninas me receberam muito bem. Uma coisa que o Vasco tem muito é a união"
Equipe de Futebol Feminino do Vasco


Mesmo com as dificuldades você não desistiu não é? Quem sempre esteve ao seu lado, incentivando?

"Sim. Eu sempre corro atrás do que eu quero, sou muito objetiva e guerreira. Meu pai sempre me incentivou, mas minha mãe sempre brigava com ele. Ela falava que futebol só dava futuro para os homens e manda ele essa idéia da minha".

Em quem você se inspira? Em que posição você joga?Já fez muitos jogos pelo Vasco?

"Na Marta em campo e no Falcão no Futsal. Sou Meia direita e ainda não joguei porque cheguei ao Vasco no final do ano passado e já estava no final do campeonato. Mas nesse ano de 2012 tenho fé em Deus que vou fazer muitos jogos. Estou lutando para isso".

Quais são seus planos para o ano de 2012?

"Eu quero ser Titular do Vasco e poder mostrar tudo que sei. Irei lutar para ser titular no Vasco, poder crescer e junto com o time ganhar muitos títulos".

O que te fez aceitar a proposta do Vasco?

"A estrutura do clube. Além disso, é o que está dando mais oportunidades e valor ao Futebol Feminino".

O que representa o Vasco para você?

"Está representando o começo da minha carreira e onde eu espero alcançar os meus ojetivos. Quero aproveitar a oportuniade que o Vasco me deu e entrar em campo para honrar sempre essa camisa".
Lohana Futebol Feminino

Lohana (direita) ao lado da companheira Karine Souza (esquerda)


Nome Completo: Lohana Maelen Lima de Matos 
Idade: 15 anos 
Data de Nascimento: 18/06/1996
Local de Nascimento: Duque de Caxias - Jardim Leal 
Altura: 1,51 m


Escrito por Carlos Gregório Júnior.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conheça Joyce, promessa do futebol feminino do Vasco da Gama

Mesmo possuindo uma das melhores jogadoras do mundo, o futebol feminino no Brasil ainda carece de apoio. A maior prova é que recentemente o Santos, clube que mais investia no esporte até então, acabou com seu time por não conseguir uma empresa interessada em bancar uma folha salarial anual de R$ 1,5 milhões, número que é inferior ao salário de muitos jogadores em atividade no país.

Em meio a todos esses problemas está o Vasco, que em parceria com a Marinha, mantém um time de futebol feminino competitivo e que nos últimos anos tem levado o nome do clube ao topo. Em 2011, a equipe sub-17 do Gigante da Colina, que teve cinco jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira na última terça-feira (17/01), conquistou o Campeonato Carioca em cima do Bangu, clube onde atua Byanca Brasil, apontada como a sucessora de Marta.

Dentre as meninas que faziam parte do elenco campeão está a lateral-direita Joyce. Querida por muitos em São Januário, a jovem sabe que hoje não é fácil praticar futebol feminino no Brasil e aconselha a todas a não deixarem de lado os estudos. Apesar disso, ele não pensa em abrir mão do seu sonho, que é se tornar uma jogadora profissional:

- Algumas pessoas que falam para eu optar só pelo estudo, pois o futebol femino está muito difícil aqui no Brasil. Mas o futebol é um sonho para mim. Pode até ser que não dê certo, mas pelo menos poderei dizer que tentei e joguei com vontade e amor, porque gosto. Mas penso sim no meu futuro. No decorrer do tempo escolho o caminho certo a seguir. Tenho muita esperança e acredito que um dia o futebol feminino irá adquirir o valor que merece - disse.

Ciente que nem todas irão conseguir alcançar o profissional, Joyce comemora o fato do Vasco fornecer escola gratuita para suas atletas. Segundo ela, essa atitude faz com que os jovens tenham como seguir um outro caminho no futuro e mostra que o Gigante da Colina está preocupado também com a formação do cidadão:

- O Vasco oferece estudo ao atleta até o término do terceiro ano. E isso é bom e faz com que o atleta veja que o estudo é muito importante para sua vida e que mesmo que se tenha um sonho de um dia se tornar um atleta profissional, os estudos devem vir em primeiro lugar. Isso porque se ele não der certo no esporte, já terá uma base para começar a vida profissionalmente - acrescentou.

É justamente por formar cidadãos que o Vasco é considerado um clube diferente, um clube onde o jovem recebe a oportunidade de realizar sonho sem esquecer do futuro. Além disso, o cruzmaltino é atualmente o único clube grande do Rio de Janeiro que fornece condições para que as meninas possam seguir uma carreira no futebol.

Joyce Freitas se apresenta para a torcida vascaína

Joyce Freitas Futebol Feminino




Como iniciou sua trajetória no esporte? Por qual motivo você não escolheu outra modalidade, como o Vôlei ou o Basquete?

"Como todo menina, comecei jogando com meninos. Aos nove anos de idade fui jogar num projeto de futsal perto da minha casa, o projeto Tupi. Fiquei lá um ano e logo apos fui para uma escolinha de society, onde permaneci por cinco anos. Em agosto de 2010 o professor Marquinhos me levou para o Vasco da Gama e lá estou até hoje. Foi a realização de um sonho para mim, pois desde menina tive vontade de jogar pelo Vasco. Sou vascaína "doente" e é um privilégio poder defender o time do meu coração. Ao decorrer do tempo , pensei em entar para o Voleibol, esporte que gosto muito também, mas o futebol é uma paixão única. É uma coisa inexplicável e que só quem joga entende o que é.'

E os teus pais, sempre te apoiaram nesse sonho?

"Sim. Graças a Deus sempre tive o apoio dos meus pais. Meu pai sempre que podia estava junto comigo, acompanhando os jogos e treinos. Minha mãe não muito, mais não porque não queria, mas sim porque trabalha muito e muitas vezes não tem tempo. Financeiramente e emocionalmente eles sempre me apoiaram sim."

Fala um pouco de sua trajetória no Vasco. Em que ano você chegou ao clube e como e quais títulos você conquistou?

"Cheguei no clube em agosto de 2010 e no ano que entrei não disputei nenhum campeonato, porqeu fiquei doente. Voltei no ano de 2011 e pude consquistar dois títulos, a Copa Iguaçuano e o Campeonato Carioca. Nesse ano de 2012 pretendo junto com a equipe conquistar muitos outro títulos."

Você atua em que posição Joyce? Assim como as outras meninas você se inspira na Marta e na Cristiane?

"Cheguei ao Vasco atuando como zagueira, mas em 2011 fui pra lateral-direita, onde permaneço até hoje. Olha, Marta e Cristiane são excepcionais, sem dúvidas, e admiro muito o futebol delas, mas minha grande inspiração mesmo é a Maurine. Vejo nela um futebol magnífico, ela é um exemplo de atleta."

Maurine? Está sabendo que ela pode ser contratada pelo Vasco? Pelo visto você aprovaria o reforço não é?

"Fiquei sabendo. Será uma honra atuar no mesmo clube que ela. Aprovo sim a contratação. Seria um reforço ótimo e de muita qualidade."

Você falou no início da entrevista que conquistou o Campeonato Carioca. Fala um pouco dessa conquista, qual foi a emoção de levar o Vasco ao topo? Fez muitos gols, deu muitos passes para as companheiras marcarem?

"Foi uma emoção única e inexplicável. A sensação após uma vitória é ótima. Disputar um Campeonato Carioca já era um sonho para mim, conquistá-lo foi uma das maiores alegrias da minha vida. Não fiz muitos gols, pois joguei quase todo o Campeoato na zaga e só depois me firmei na lateral. Também não atuei em todos os jogos, mas em todos que joguei busquei dar meu máximo."

A equipe sub-17 possui hoje cinco jogadoras na Seleção Brasileira da categoria. Acredita que você pode ser a próxima?

"Acho que não só eu, mas outras jogadoras possuem condições de chegar a uma seleção brasileira. Para isso, basta se dedicar muito e acreditar que pode alcançar."

O que representa o Vasco para você?

"Representa uma parte da minha vida. Representa uma meta e um sonho que foi alcançado, graças primeiramente a Deus e a todos que me ajudaram e que me apoiaram. Poder entrar em campo com a camisa do vasco é uma sensação ótima."

Por fim nos fale o que você espera para 2012 e deixa uma mensagem para os leitores do SuperVasco.

"Para o ano de 2012 pretendo junto com o time conseguir outros títulos. Espero que esse ano de 2012 seja repleto de grandes vitórias e felicidade para o clube. A todos os leitores, que gostam ou não do futebol feminino, gostaria de dizer que não se deve desistir de um sonho. Persista sempre, lute sempre com muita dedicação e não deixe que ninguém tire esse sonho de vocês, pois assim vocês irão conseguir!"

Escrito por Carlos Gregório Júnior.
Fonte: SUPERVASCO.COM

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Maurine afirma que tem interesse em jogar no Vasco


Único clube grande do Rio de Janeiro a ter uma equipe competitiva de futebol feminino, o Vasco possui hoje uma das melhores estruturas do país para a prática dessa modalidade. Com um trabalho de base que merece elogios, o Gigante da Colina já colocou várias de suas atletas nas Seleções sub-17, sub-20 e profissional. 

Time onde Marta, eleita por várias vezes a melhor jogadora do Mundo, foi revelada, o cruzmaltino é hoje o único clube do Brasil que possui um trabalho científico para o futebol feminino, que recentemente perdeu uma de suas principais equipes: o Santos. 

Para aumentar sua visibilidade, o Vasco quer se aproveitar do fim da time santista e para isso cogita trazer algumas 'Sereias da Vila' para a Colina. O primeiro alvo do cruzmaltino é a lateral-direita Maurine, que hoje é titular absoluta da Seleção principal. A jovem visitou as dependências de São Januário na última semana e conversou com o diretor Tadeu da Silva, que apresentou o projeto vascaíno e fez uma proposta. 

Para saber se o proposto pelo Gigante da Colina agradou a atleta, o SuperVasco.com entrou contato com ela e realizou uma pequena entrevista. No bate-papo com o repórter Carlos Gregório Júnior, Maurine não escondeu o desejo de vestir a camisa vascaína. 

Confira a entrevista exclusiva com a antiga 'Sereia da Vila': 

Como você vê esse possível fim da equipe feminina do Santos? 
"Fiquei muito triste com isso, pois é ruim para o futebol feminino de uma maneira em geral. A equipe do Santos era umas das equipes que mais dava apoio ao futebol feminino. Isso deixa triste não somente nós que jogamos lá, mas a todos que gostam do futebol feminino." 

Acredita que esse fato demonstra a falta de investimento no futebol feminino no Brasil? 
"Um pouco sim, mas o Santos foi um time que mesmo sem patrocínio investiu esse tempo todo nas 'Sereias da Vila'. Chega uma hora que não dá mais, o clube não aguenta. Ainda sofremos com isso, com a falta de apoio e investimento no futebol feminino aqui no Brasil." 

Caso se confirme o fim da equipe do Santos, você certamente terá que procurar outro clube para seguir sua carreira. Recentemente Tadeu, responsável pelo futebol feminino do Vasco, declarou que havia feito uma proposta para você. O que realmente existe entre você o Vasco? 
"Se realmente acabar não só eu, mas todas as meninas que jogavam no Santos terão que procurar um time pra jogar. Realmente o Tadeu entrou em contato comigo e conversamos. Ele fez uma proposta para mim, mas não ficou nada certo. Apenas houve uma conversa." 

Algumas pessoas nos revelaram que você esteve visitando o clube na última semana. O que achou? Acredita que é uma estrutura ideal? 
"Creio que tem tudo pra crescer o futebol feminino do Vasco sim. Estive lá visitando a estrutura e achei linda. São Januário tem um campo muito bom." 

Gostaria de jogar no Vasco? 
"Interesse tenho sim de jogar no Vasco até porque estou sem clube. Queria muito ficar no Rio de Janeiro também para ficar perto do meu namorado, que mora aqui." 

Que mensagem você mandaria para as meninas que jogam no Vasco e tem você como um espelho? 
"Eu digo que mesmo nas dificuldade que a vida nos oferece não podemos desistir em nenhum momento, pois se realmente é um sonho não se deve desistir. Tem que buscar e conquistar sempre com amor, garra e determinação." 

Que mensagem você mandaria para a torcida vacaína, que torce pela sua vinda para São Januário? 
"Digo que se realmente acertar com o Vasco espero fazer sucesso e conquistar muito titulos para o clube." 

FICHA TÉCNICA DE MAURINE 

Nome completo: Maurine Dorneles Gonçalves 
Data de nascimento: 14 de janeiro de 1986 (26 anos) 
Local de nascimento: Rio Grande (RS), Brasil 
Nacionalidade: brasileira 
Altura: 1,59 m 
Peso: 51 kg 
Clubes: Santos 

Fonte: Supervasco

Gabrielly comemora convocação para a Seleção Sub-17


Convocada para a Seleção sub-17 pela segunda vez na manhã desta terça-feira (17/01), a atacante Gabrielly Soares, grande destaque do Vasco na temporada de 2011, comemorou o fato de receber uma nova oportunidade com a camisa amarelinha: 

- Estou muito feliz. É a minha segunda convocação. Trabalhei bastante para conquistar essa vaga - disse a jovem com exclusividade para o SuperVasco.com. 



Fonte: Supervasco

Seleção Feminina convocada para segunda fase de preparação para o Sul-Americano com 5 atletas do Vasco da Gama


O técnico da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, Edivaldo Erlacher, convocou 26 jogadoras para a segunda fase de preparação do Sul-Americano da categoria, que será realizado no Peru, ainda sem data definida.
A segunda etapa de treinamento será na Granja Comary, em Teresópolis, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro.
A grande novidade da lista de convocadas é a Goleira Ana Beatriz que não havia sido convocada na 1ª lista.
Charles (Treinador de Goleiras) e Ana Beatriz

As outras atletas convocadas do Vasco da Gama são: Taynara, Ana Clara, Brena Carolina e Gabrielly.
Gabrielly, Taynara, Glaucio Carvalho (Treinador), Brena Carolina e Ana Clara


Confira a lista das convocadas:

Goleiras
Tainá
Nicole
Ana Beatriz

Zagueiras
Ketlen
Thaynara
Aline
Caroline

Laterais
Jackelline
Julia
Letícia
Natane

Volantes
Dejnifer
Naomi
Letinia
Bruna
Ana Clara

Meias
Kamila
Mayara
Keila
Chaiane

Atacantes
Brena Carolina
Maxinni Lucia
Gabrielly
Byanca
Jeniffer
Camila